Ir para a página inicial
UNIRIO
Início » Medicina - Bacharelado - Turno Integral (M/V) » Currículo » FARMACOLOGIA-I
Medicina - Bacharelado - Turno Integral (M/V)
130
Informações Gerais
Disciplina
FARMACOLOGIA-I ( SCF0019 )
Unidade
Departamento de Ciências Fisiológicas
Tipo
Obrigatória
Período Ideal no Curso
4
Nota Mínima para Aprovação
5.0
Carga Horária
60
Nº de Créditos
3
Docentes
Nenhum professor encontrado!
Objetivos

A Disciplina de Farmacologia através de aulas expositivas, práticas, teórico-práticas, seminários, estudos dirigidos, programa de auto-avaliação deve fornecer subsídios para que os alunos possam desenvolver habilidades :

3.1- Cognitivas: compreender os princípios gerais que regem as ações do organismo sobre as drogas e as ações das drogas sobre o organismo. Procurar desenvolver o raciocínio a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para melhor compreender o mecanismo de ação, efeitos,indicações, contra-indicações e reações adversas dos principais fármacos utilizados no tratamento, profilaxia e diagnóstico.

3.2 - Psicomotoras: estágio em laboratório de pesquisa, visando aperfeiçoar técnicas e aprimorar os conhecimentos e métodos envolvidos na produção científica. Cabe a Disciplina fornecer os roteiros das principais aulas práticas ministradas rotineiramente nos cursos de Farmacologia bem como oferecer o material necessário para treinamento e execução.

3.3 - Afetivos: estimular a participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas pela Disciplina de Farmacologia bem como a participação em trabalhos em equipe.

Ementa

Introdução à Farmacologia. Farmacocinética: vias de administração, absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Interação droga-receptor e transdução do sinal

farmacológico. Interações medicamentosas. Reações adversas.

Farmacologia das drogas que interferem com o sistema nervoso

periférico: parassimpático (agonistas e antagonistas), simpático

(agonistas e antagonistas), sistema nervoso somático e anestésicos

locais.

2. Discutir as ações do corpo sobre o organismo ( farmacocinética ) a saber: absorção ,vias de administração, metodologia da pesquisa farmacológica, distribuição, mecanismo de ação, interações, eliminação e reações adversas.

3. Discutir a farmacologia das drogas que interferem com o sistema nervoso periférico: parassimpático (agonistas e antagonistas), simpático (agonistas e antagonistas) , sistema nervoso somático e anestésicos locais.

Programa
V.2.0.201406091654 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !