Ir para a página inicial
UNIRIO
Início » Museologia - Bacharelado - Turno Noturno » Currículo » ETNOMUSEOLOGIA II
Museologia - Bacharelado - Turno Noturno
342
Informações Gerais
Disciplina
ETNOMUSEOLOGIA II ( HEM0042 )
Unidade
Departamento de Estudos e Processos Museológicos
Tipo
Optativa
Período Ideal no Curso
2
Nota Mínima para Aprovação
5.0
Carga Horária
45
Nº de Créditos
3
Docentes
Nome Titulação Situação
REGINA MARIA DO REGO MONTEIRO DE ABREU Doutorado Ativo
Objetivos

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

Instrumentalizar o futuro museólogo com os conceitos de etnografia na relação com museus antropológicos e museus sociais no Brasil e no exterior. Aprofundar o estudo dos museus que representam e estudam as diferentes culturas em contextos internacionais.

Refletir sobre as ferramentas de pesquisa (metodologia) da Antropologia e áreas afins no contexto das Ciências Humanas para focalizar o museu enquanto objeto de pesquisa. Iluminar a noção de que os museus constituem documentos e fontes de pesquisa. Apresentar pesquisas realizadas e em processo de realização neste sentido. Estimular o aluno a realizar pesquisas sobre museus, ampliando o alcance e a visão sobre estas instituições. Contribuir para “des-naturalizar” processos de formação de coleções e de constituição de museus, em especial (mas não apenas) as coleções e os museus etnográficos, chamando a atenção para os aspectos históricos envolvidos nestes processos. Chamar a atenção para o aspecto crucial dos museus enquanto formas de representação do “outro” - outros povos, outras culturas, outras dimensões da vida social que são postos em evidência. Chamar a atenção para o aspecto de construção discursiva (e de poder) que estes processos envolvem, iluminando os lugares de fala, os campos semânticos, as narratividades museais. Observar a dinâmica entre lembrança e esquecimento na construção da memória sobre o outro (coleções etnográficas). Convidar pesquisadores das Ciências Humanas que realizaram ou estão realizando pesquisas sobre museus. Visitar museus apontando para diferentes representações do “outro”. Informar sobre o surgimento de novos posicionamentos, especialmente experiências de auto-representação nos museus, em especial, experiências como a dos “museus étnicos”, a de “museus comunitários”, ou de exposições compartilhadas entre museólogos, agentes institucionais e representantes de movimentos sociais. Problematizar sobre o lugar do profisional das Ciências Humanas, em especial, o museólogo e o antropólogo nos processos museais que envolvem representações e auto-representações do “outro”. Refletir sobre a noção de tradição e o surgimento dos patrimônios emergentes: proteção aos conhecimentos tradicionais e Patrimônio Intangível.

Ementa

EMENTA:

Conceitos gerais de Etnografia e sua interface com os museus e a Museologia. A ética na pesquisa etnográfica nos museus. Etnologia e teoria da musealização. Os museus como campo de ação da pesquisa etnográfica no Brasil e no exterior.

Programa
V.2.0.201406091654 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !