Ir para a página inicial
UNIRIO
Início » Museologia - Bacharelado - Turno Noturno » Currículo » MUSEUS E MEMÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL II
Museologia - Bacharelado - Turno Noturno
342
Informações Gerais
Disciplina
MUSEUS E MEMÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL II ( HEM0123 )
Unidade
Departamento de Estudos e Processos Museológicos
Tipo
Optativa
Período Ideal no Curso
6
Nota Mínima para Aprovação
5.0
Carga Horária
45
Nº de Créditos
3
Docentes
Nome Titulação Situação
CICERO ANTONIO FONSECA DE ALMEIDA Mestrado Ativo
Objetivos

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

Novas configurações do museu e seus usos pelos movimentos sociais. Relações entre museus, memória social e construções de narrativas. Os museus como lugares de memória, poder, resistência e esquecimento. Abordagens sobre a memória como referência política para a produção e apropriação de territórios materiais e simbólicos, territorialização e desterritorialização, fronteiras e lugares. A produção do global, local, virtual e redes de sociabilidades. Debates sobre etnia, mul-ticulturalismo, esfera pública, populações tradicionais e (neo)comunidades no contex-to da re-tradicionalização da cultura. Estudos culturais nos países centrais e latino-americanos. Novas perspectivas: nomadismo, diásporas, não-lugares em dialogo com a memória. O lugar da imagem na construção da memória. A produção audiovisual do espaço e da memória.

Não deixa de ser surpreendente que, num contexto em que as autoridades da União Européia colocam barreiras às migrações étnicas, observem-se, na América Latina, processos ativos de reconstrução de etnias arcaicas, indíge-nas e afro-americanas, que se expressam na reconstrução de saberes, rituais, territórios e na criação de centros de memória e de novas redes étnicas na-cionais e internacionais, como as “rotas da escravidão”, “comunidades tra-dicionais em Unidades de Conservação”, “redes indígenas” e outras. Portan-to, parece que, nesse plano, a América Latina apresenta uma situação “ex-cêntrica” perante a situação dos países centrais, que tem implicações sobre trajetórias da mo-dernidade tardia. Nesta pesquisa analisaremos, com base em estudos de caso, proces-sos de reconstrução da memória social, de práticas e de saberes de comunidades tra-dicionais no Brasil considerando o papel do Estado, de agentes mediadores (como ONGs, instituições religiosas e outras) e as estratégias e conflitos que emergem da confluência do tradicional em contextos da modernidade tardia periférica. A pesquisa é de cunho multidisciplinar e contempla a produção de áudio-visuais, como os que já

foram produzidos sobre a comunidade da Machadinha (RJ), Barrinha (RJ) e comuni-dades da Mata Atlântica (RJ).

Ementa

EMENTA:

Teoria e prática dos movimentos sociais. Análise das práticas museológicas ligadas às memórias dos movimentos sociais no Brasil. O papel dos museus na garantia do direito à memória e à preservação de manifestações de diferentes movimentos sociais no país. Museus, Museologia e movimentos sociais. Museologia e Memória Social. Análise dos documentos, das cartas, das políticas públicas e das experiências nacionais e internacionais.

Programa
V.2.0.201406091654 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !