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UNIRIO
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Museologia - Bacharelado - Turno Noturno
342
Informações Gerais
Disciplina
MUSEOLOGIA VI ( HEM0017 )
Unidade
Departamento de Estudos e Processos Museológicos
Tipo
Obrigatória
Período Ideal no Curso
9
Nota Mínima para Aprovação
5.0
Carga Horária
45
Nº de Créditos
2
Docentes
Nome Titulação Situação
ANAILDO BERNARDO BARAÇAL Doutorado Ativo
Objetivos

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

Geral - Estimular um processo de reflexão autocrítica sobre o trabalho expositivo proposto, à luz dos objetivos e dos destinatários pressupostos, e organizar o conhecimento préexistente e elaborado pela própria turma, disponibilizando-o em rede digital/eletrônica, para ampliar a duração experiencial e memorial do trabalho acadêmico expositivo.

Específicos - contribuir para a elaboração consciente de processos metanarrativos e das metarrealidades em que se constituem as eleições objetivas dos processos memoriais patrimoniais, museísticos e expositivos, presenciais e digitais.

- propor a contribuição à produção/sistematização de conhecimentos sobre a realidade, notadamente a brasileira, e difundi-la em rede.

- propiciar considerações sobre a produção do conhecimento em si, em termos teóricos, visando a que os acadêmicos ampliem sua autopercepção como pesquisadores e responsáveis e integrantes das redes contemporâneas, para além das circunstanciais especificações espaço-temporais que estabelecem rápidas ultrapassagens do memorializado.

Ementa

EMENTA:

A partir do projeto de exposição curricular, refletir sobre o conhecimento envolvido, seu acesso, crítica e registro memorial e realizar um museu ou coleção comentada sobre o assunto escolhido e sobre a exposição presencial sob a configuração digital/eletrônica em rede de informação. Trazer à consideração a Teoria do Conhecimento - Gnoseologia, dos referenciais do sujeito do conhecimento, tendo como pressuposto o Objeto da Museologia, conforme proposto por Stranský: o estudo [do valor] da e na relação entre homem e realidade. Observar o processo científico na produção do conhecimento sobre o Patrimônio e se possível da ciência da informação e disciplinas afins. O conhecimento reticular e as redes sociais como elemento de memória da contemporaneidade e os registros digitais. Observar e exercitar sobre a metanarrativa em que se constitui a metarrealidade expositiva, seja através do texto expográfico geral, nos linguísticos, audiovisuais, educativo-culturais complementares, nas estratégias comunicacionais e informacionais. A contribuição ao conhecimento e reflexão sobre a realidade, especialmente a brasileira e o brasileiro. Objetivos de projeto e o público alvo como norteadores do discurso e fins projetados.

Programa
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