Ir para a página inicial
UNIRIO
Início » Ensino de Física - Mestrado Profissional » Currículo » Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem
Ensino de Física - Mestrado Profissional
01P5F
Informações Gerais
Disciplina
Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem ( 01P5F03 )
Unidade
Ensino de Física - Mestrado Profissional
Tipo
Obrigatória
Período Ideal no Curso
1
Conceito Mínimo para Aprovação
C
Carga Horária
30
Nº de Créditos
2
Docentes
Nenhum professor encontrado!
Objetivos

Esta disciplina tem como objetivo familiarizar professores de Física em serviço com enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino e ajudá-los na construção de um sistema de referência teórica para a sua ação docente.

Ementa

Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neobehaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.

Bibliografia

1) Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2a ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária.

2) Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra.

3) Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem . 1a ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes.

4) Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1o Seminaário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1-26.

Programa
Não consta
V.2.0.201406091654 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !