Nutrição - Bacharelado - Turno Integral (M/V) - código e-MEC 15784 141 |
Disciplina
Higiene dos Alimentos ( STA0057 ) |
Unidade
Departamento de Ciência dos Alimentos |
|
Tipo
Obrigatória |
Período Ideal no Curso
4 |
Nota Mínima para Aprovação
5.0 |
Carga Horária
90 |
Nº de Créditos
5 |
Geral
· Capacitar o aluno a identificar os alimentos sob o ponto de vista da estabilidade, da sanidade e da inocuidade, ressaltando a importância dos microrganismos e parasitas como agentes de alterações dos alimentos e de doenças transmitidas por estes(DTAs).
· .Permitir ao aluno, entender e aplicar os métodos de controle de qualidade para manutenção do estado higiênico dos alimentos em Serviços de Alimentação e Nutrição, de forma a prevenir riscos ou agravos à saúde dos consumidores.
· Identificar as fontes e os veículos na transmissão de DTAs, diferenciar as infecções das intoxicações alimentares, causadas pelos diferentes perigos biológicos, químicos e físicos.
· Transmitir as noções básicas de Vigilância Sanitária na área de alimentos, e das regulamentações sanitárias pertinentes, bem como sobre sua aplicabilidade.
Específicos
Habilitar o aluno a ser capaz de:
· .Reconhecer os alimentos quanto à qualidade sanitária;
· .Distinguir as alterações dos alimentos e suas conseqüências, causadas por causas biológicas, como os microrganismos, agentes químicos ou físicos, e possíveis associações com as doenças transmitidas por alimentos, ou outros agravos à saúde.
· .Aplicar métodos de controle de Qualidade, de modo a manter os alimentos em boas condições de higiene, preconizando procedimentos adequados nos locais de trabalho, métodos de limpeza e controle de vetores adequados à preservação da saúde pública.
· .Saber impor, medidas adequadas de preservação e proteção, desejáveis, no preparo, armazenamento e exposição ao consumo de matérias primas alimentares e alimentos semiprontos e prontos.
· .Entender a importância do Controle de Qualidade Sanitária dos alimentos e observar o cumprimento das normas sanitárias vigentes, no sentido de preservar a inocuidade dos alimentos.
Evolução da Higiene dos Alimentos no cenário mundial e nacional; áreas de atuação do nutricionista no controle higiênico-sanitário dos alimentos. Classificação dos alimentos quanto à estabilidade e aspectos sanitários.A higiene dos estabelecimentos produtores, nos aspectos estruturais, nos procedimentos higiênicos com os produtos alimentícios e higiene do manipulador.Controle através das BPF e Sistema APPCC. Legislações sanitárias vigentes e suas aplicabilidades.Investigação epidemiológica de doenças transmitidas por alimentos ou águas de consumo. Vigilância Sanitária na área de alimentos