Atuação Cênica - Bacharelado - Turno Integral (V/N) 418 |
Disciplina
O ESPETÁCULO TEATRAL NO BRASIL - ETB ( ATT0027 ) |
Unidade
Departamento de Teoria do Teatro |
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Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
7 |
Nota Mínima para Aprovação
5.0 |
Carga Horária
30 |
Nº de Créditos
2 |
Disciplina de caráter analítico, e conteúdo programático variável, voltada para o estudo do acontecimento teatral a partir da análise de diferentes concepções cênicas propostas, em momentos históricos distintos, por encenadores, atores, grupos, cenógrafos e outros criadores do teatro brasileiro, levando em conta diferentes formas de compreensão da idéia de espetáculo ou de intervenção cultural. Desde a formação da cultura teatral brasileira ao teatro musical oitocentista, do circo-teatro aos grupos amadores ou às empresas teatrais do século XX, analisando os projetos de modernização cênica (O Teatro de Brinquedo. O Teatro do Estudante. Os Comediantes. O TBC), as tensões
entre amadorismo, profissionalização e modernização, entre espetáculo teatral e rádio-teatro, teatro e tv, voltando-se para o teatro político
dos anos 1960 ( Boal, o Teatro de Arena; o CPC da UNE e o MPC de Pernambuco; Zé Celso e o Teatro Oficina. Amir Haddad e o Tá na
Rua), para o espetáculo tropicalista, para o teatro de grupo, as formas de criação coletiva e o diálogo com a dança e a formação circense, nos
anos 1970, para a afirmação de encenadores como Antunes Filho, Gerald Thomas, Bia Lessa, Marcio Aurélio, Antônio Araújo, nos anos
1980-90, e a compreensão do espetáculo teatral em sua relação com as formas espetaculares nas artes visuais, na performance, no cinema,
na instalação, no vídeo, nas manifestações sociais, políticas, religiosas. Podendo-se ainda observar, a cena performativa contemporânea e os
processos colaborativos de criação, tomando como exemplos paradigmáticos o Teatro da Vertigem, o Grupo Galpão, a Companhia do Latão,
“Os Fodidos Privilegiados”, “Os Satyros”, a Companhia dos Atores.