Atuação Cênica - Bacharelado - Turno Integral (V/N) 418 |
Disciplina
ESCRITURAS SONORAS ( ATT0033 ) |
Unidade
Departamento de Teoria do Teatro |
|
Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
3 |
Nota Mínima para Aprovação
5.0 |
Carga Horária
30 |
Nº de Créditos
2 |
Disciplina de cunho analítico, e conteúdo programático variável, voltada para o estudo da dimensão auditiva da representação e da performance, para a escuta, as poéticas da voz e a criação sonora como componentes estruturais do fenômeno teatral, da instalação, da dramaturgia contemporânea, para a relação entre tecnologias acústicas, formas de reprodução e registro sonoro (do fonógrafo 'as manipulações digitais) e a constituição do espetáculo moderno, para a cena em seus aspectos vocais, fônicos, radiofônicos, para as tensões
entre som ao vivo e som gravado, para os usos da voz, do rumor, do ruído, do silencio, da musica, do grito, do canto, da interferência, da repetição, da sobreposição, no processo de trabalho de Antonin Artaud, Carmelo Bene, Robert Wilson, Christopher Knowles, Peggy Shaw, Richard Foreman, Nelson Rodrigues, Valère Novarina, em experiências radiofônicas como as Brecht, Benjamin, Beckett, em praticas experimentais vocais como as de Meredith Monk, Arrigo Barnabé, Laurie Anderson, dentre outros criadores.