Ensino de Física - Mestrado Profissional 01P5F |
Disciplina
Física no Ensino Fundamental em uma perspectiva multidisciplinar ( 01P5F11 ) |
Unidade
Ensino de Física - Mestrado Profissional |
|
Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
3 |
Conceito Mínimo para Aprovação
C |
Carga Horária
60 |
Nº de Créditos
4 |
Luz como o que pode ser visto. Som como que pode ser ouvido. Fenômenos elétricos e magnéticos relacionados com a Terra e o ambiente. Átomo como componente dos objetos. Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos. Transformações de energia. O que é a vida. Ciclos: carbono e hídrico. Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de astronomia e cosmologia. Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia, nanotecnologia, microprocessadores.
Bibliografia
1) Born, M. Mr Einstein’s theory of relativity. New York: Dover, 1965.
2) Chavannes, I. Aulas de Marie Curie. São Paulo: Edusp, 2007.
3) Feynmann, R. Easy & not-so-easy pieces. London: Folio Society, 2009.
4) Gamow, G. O incrível mundo da física moderna. São Paulo: Ibrasa, 1980.
5) Hawking, S.W. Uma breve história do tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
6) Houghton, J. The physics of atmospheres. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
7) Margulis, L. O planeta simbiótico. São Paulo: Rocco, 2001.
8) Meneses, L.C. A matéria, uma aventura no espírito. São Paulo: Livraria da Física,2005.
9) Nicolis, G. and Prigogine I. Exploring complexity. New York: W.H. Freeman, 1989.
10) Okuno, E., Caldas, I.L. e Chow, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.
11) Pires, A.S.T. Evolução das ideias da física. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
12) Piza, .f.r.t. Schrödinger & Heisenberg, a física além do senso comum. São Paulo: Odysseus, 2003
13) Sánchez Ron, J.M. El siglo de La ciência. Madrid: Santillana de ediciones, 200.