Ir para a página inicial
UNIRIO
Início » História - Licenciatura - Turno Matutino - código e-MEC 320064 » Currículo » SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA
História - Licenciatura - Turno Matutino - código e-MEC 320064
313
Informações Gerais
Disciplina
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA ( HHI0129 )
Unidade
Departamento de História
Tipo
Obrigatória
Período Ideal no Curso
7
Nota Mínima para Aprovação
5.0
Carga Horária
135
Nº de Créditos
5
Docentes
Nenhum professor encontrado!
Objetivos
Não consta
Ementa

Seminário de cunho prático, versando sobre aspectos fundamentais da prática de ensino de História. Subdividido em três linhas (Representações do Ensino da História, Imagens e Símbolos da História do Brasil nos mass media e as Políticas Educacionais e Saber do Fazer: Currículos, Programas e Manuais).

• Representações do Ensino de História – Reflexão sobre as representações e linguagens mais usadas na produção do conhecimento histórico no ensino fundamental e médio. Enfoque no uso de fotografias, desenhos, crônicas, livros didáticos como representações do real, materiais didáticos disponíveis (filmes, vídeos educativos, documentos, contos, livros paradidáticos, etc.), analisando e compreendendo as especificidades de cada um deles.

• Imagens e Símbolos da História do Brasil nos mass media e as Políticas Educacionais – As veiculações nos mass media de programas educacionais (apresentados formalmente ou não), elaborados por intelectuais e técnicos do (s) governo (s) e suas formas de abordagem; os projetos político-pedagógicos no Brasil no século XX e a imagem de Brasil que transmitem à população.

• Saber do Fazer: Currículos, Programas e Manuais – seminário articulado em torno do tema “currículo”, com a análise dos currículos oficiais da disciplina. Os programas da disciplina e os manuais escolares, que atestam as idéias que orientam a construção de uma história nacional, que envolvem uma complexa dinâmica cujo locus privilegiado é a escola, no projeto pedagógico proposto, na concepção de educação, de Estado, de sociedade, etc., dividido em: 1) concepções de currículo e de História, 2) caracterização do currículo e do ensino de História, analisando as implicações desta prática e 3) as alternativas e encaminhamentos propostos pelos debates atuais.

Programa
Não consta
V.2.0.201406091654 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !