Ir para a página inicial
UNIRIO
Início » Ensino de História - Mestrado Profissional » Currículo » História como diferença: história e culturas indígenas
Ensino de História - Mestrado Profissional
55P1F
Informações Gerais
Disciplina
História como diferença: história e culturas indígenas ( 155P1F16 )
Unidade
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Tipo
Optativa
Período Ideal no Curso
2
Nota Mínima para Aprovação
7.0
Carga Horária
60
Nº de Créditos
4
Docentes
Nenhum professor encontrado!
Objetivos
Não consta
Ementa

Reflexão sobre a diferença e os valores agregados a ela na construção do saber histórico. Identificação de trajetória histórica da construção da diferença dos indígenas (por não indígenas) na formação social brasileira. Identificação da atual legislação que orienta do ensino de história e cultura indígena com reflexão sobre as mobilizações sociais e acadêmicas que fundamentaram-na. Discursos e ações indígenas na construção de um lugar na sociedade brasileira. História, memória e construção da identidade/alteridade.

Bibliografia:

ABREU, Martha e SOHIET, Rachel. Ensino de História. Conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/Casa da Palavra, 2003. BENITES, Tonico. A escola na ótica dos Ava Kaiowá. Impactos e interpretações indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2012. BRUCE, Albert & RAMOS, Alcida Rita (orgs.). Pacificando o branco. São Paulo: Unesp, 2002. CERTEAU, Michel De. A invenção do quotidiano: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. GONÇALVES, Marcia de Almeida, et all. Qual o valor da história hoje?. Rio de Janeiro: FGV, 2012. HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003. LARROSA, Jorge & SKLIAR, Carlos (orgs.) Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. MIGNOLO, Walter. Histórias locais / projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003. MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012 PEREIRA, Júnia Sales; ROSA, L. M. . “O Ensino de História entre o dever de memória e o direito à história”. Revista História Hoje, v. 1, p. 89-110, 2012. SILVA, Marcos(org.) História. Que ensino é esse? Campinas: Papirus, 2013.

Programa
Não consta
V.2.0.201406091654 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !