Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional 22P5F |
Disciplina
Estágio de Docência ( 22P5F26 ) |
Unidade
Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional |
|
Tipo
Eletiva |
Período Ideal no Curso
Não consta |
Nota Mínima para Aprovação
7.0 |
Carga Horária
30 |
Nº de Créditos
2 |
· OBJETIVOS
Conhecer as organização e dinâmica do ensino de graduação, do ponto de vista docente
Participar da implementação deplanos de ensino-aprendizagem na graduação
Atuar como co-orientador em estudos e pesquisas junto aos alunos de graduação
· EMENTA
O Estágio de Docência é uma atividade curricular facultada aos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
O Estágio de Docência na Graduação tem como objetivo prover os futuros titulados de experiência em atividades de ensino e será conduzido em parceria com os docentes dos cursos de graduação indicados pelos orientadores dos mestrandos do PPGSTEH/UNIRIO
· UNIDADES PROGRAMÁTICAS
A formação de profissionais de saúde no Brasil
Planejamento do ensino e da pesquisa
Atividades didáticas teóricas e práticas
Avaliação do ensino
· ANASTASIOU, L.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade. Editora Univille, 2005.
Anjos KF dos, Santos VC, Almeida OS et al. Percepção de formandos de enfermagem sobre metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem. Disponível em: <file:///F:/4549-44485-1-PB.pdf> acesso em 05 de janeiro de 2015.
GIL, Antonio, C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
Sobral Fernanda Ribeiro, Campos Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [serial on the Internet]. 2012 Feb [cited 2015 Jan 05] ; 46( 1 ): 208-218. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028 <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en.%20http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028>.
· AVALIAÇÃO:
Trabalhos teóricos e práticos definidos em parceria entre a coordenação da disciplina e os participantes, a saber professores da graduação e mestrandos, como relatórios planos de aula, acompanhamento de relatórios de pesquisa de graduandos, supervisão em campos de atividades práticas.
">Avaliação do ensino
· ANASTASIOU, L.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade. Editora Univille, 2005.
Anjos KF dos, Santos VC, Almeida OS et al. Percepção de formandos de enfermagem sobre metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem. Disponível em: <file:///F:/4549-44485-1-PB.pdf> acesso em 05 de janeiro de 2015.
GIL, Antonio, C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
Sobral Fernanda Ribeiro, Campos Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [serial on the Internet]. 2012 Feb [cited 2015 Jan 05] ; 46( 1 ): 208-218. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028 <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en.%20http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028>.
· AVALIAÇÃO:
Trabalhos teóricos e práticos definidos em parceria entre a coordenação da disciplina e os participantes, a saber professores da graduação e mestrandos, como relatórios planos de aula, acompanhamento de relatórios de pesquisa de graduandos, supervisão em campos de atividades práticas.
">Planejamento do ensino e da pesquisa
· ANASTASIOU, L.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade. Editora Univille, 2005.
Anjos KF dos, Santos VC, Almeida OS et al. Percepção de formandos de enfermagem sobre metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem. Disponível em: <file:///F:/4549-44485-1-PB.pdf> acesso em 05 de janeiro de 2015.
GIL, Antonio, C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
Sobral Fernanda Ribeiro, Campos Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [serial on the Internet]. 2012 Feb [cited 2015 Jan 05] ; 46( 1 ): 208-218. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028 <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en.%20http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028>.
· AVALIAÇÃO:
Trabalhos teóricos e práticos definidos em parceria entre a coordenação da disciplina e os participantes, a saber professores da graduação e mestrandos, como relatórios planos de aula, acompanhamento de relatórios de pesquisa de graduandos, supervisão em campos de atividades práticas.
">Atividades didáticas teóricas e práticas
· ANASTASIOU, L.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade. Editora Univille, 2005.
Anjos KF dos, Santos VC, Almeida OS et al. Percepção de formandos de enfermagem sobre metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem. Disponível em: <file:///F:/4549-44485-1-PB.pdf> acesso em 05 de janeiro de 2015.
GIL, Antonio, C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
Sobral Fernanda Ribeiro, Campos Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm. USP [serial on the Internet]. 2012 Feb [cited 2015 Jan 05] ; 46( 1 ): 208-218. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028 <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en.%20http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028>.
· AVALIAÇÃO:
Trabalhos teóricos e práticos definidos em parceria entre a coordenação da disciplina e os participantes, a saber professores da graduação e mestrandos, como relatórios planos de aula, acompanhamento de relatórios de pesquisa de graduandos, supervisão em campos de atividades práticas.
">A formação de profissionais de saúde no Brasil