Música - Doutorado 04P7D |
Disciplina
Seminários Avançados em Teoria e Prática da Interpretação ( 04P7D35 ) |
Unidade
Música - Doutorado |
|
Tipo
Obrigatória |
Período Ideal no Curso
Não consta |
Nota Mínima para Aprovação
7.0 |
Carga Horária
45 |
Nº de Créditos
3 |
Modelos teóricos que se relacionem com a linha de pesquisa Teoria e Prática na Interpretação. Atualização e revisão crítica da bibliografia relacionada com as práticas interpretativas, incluindo levantamento de repertório, técnica de estudo, soluções interpretativas e avaliação crítica.
Possibilitar ao aluno uma visão crítica da utilização de práticas de performance contextualizadas na interpretação da música do passado até o presente. Oferecer ao aluno um espaço de estudo, análise e discussão de investigação, procedimentos, atitudes e tendências contemporâneas na interpretação do repertório de períodos
históricos diversos.
BIBLIOGRAFIA
BORÉM, Fausto; RAY, Sonia. Pesquisa em Perfomance Musical no Brasil no Século XXI: Problemas, Tendências e Alternativas. In: II SIMPOM – Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Anais. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2012, p.121-68.
BORGDORFF, Henk. The Conflict of the Faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia. Leiden, Holanda: Leinden University Press, 2012.
BOWEN, José. Finding the Music in Musicology: Performance History and Musical Works. In: Cook, N. and Everist, M., ed. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001, p. 424-451.
DEL POZZO, Maria Helena Maillet. Blirium C 9 de Gilberto Mendes: um estudo de análise em uma peça com escrita indeterminada. In Revista eletrônica de musicologia Volume VIII - Dezembro de 2004.
DUFFIN, Ross W. How Equal Temperament Ruined Harmony: And Why You Should Care. New York: W. W. Norton & Co., 2007.
DUFFIN, Ross W. Performance Practice: Que me veux-tu? What do you want from me? Early Music America v. 1, n. 1 (Fall 1995), 26-36. Tradução não publicada de Paulo César Martins Rabelo, p. 1-12.
HARNONCOURT, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
LOUREIRO, Maurício Alves e PAULA, Hugo Bastos de. Timbre de um instrumento musical: caracterização e representação. In Per Musi n.14, jul - dez 2006. UFMG. p. 55-81.
RINK, John. The State of Play in Performance Studies. In: Davidson, J., org. The Music Practitioner. Ashgate: Farnham, England, 2004, p. 37-51.
SHERMAN, Bernard D. Autenticidade em Performance Musical. In “The Encyclopedia of Aesthetics”, ed. Michael J. Kelly (New York: Oxford University Press, 1998). Tradução não publicada de Sérgio Barrenechea e Lúcia Barrenechea, p. 1-6.
THURMOND, James Morgan. Note grouping: a method for achieving expression and style in musical performance. Galesville, MD: Meredith Music, 1991.